Atletas-militares, Sarah Menezes e Felipe Kitadai ganham ouro e bronze em Londres

Integrantes da equipe de 51 atletas-militares que participam dos Jogos Olímpicos Londres 2012, os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai conquistaram as primeiras medalhas para o Brasil. Na categoria até 48 kg, Sarah bateu a atleta romena Alina Dumitru e conquistou a medalha de ouro. Antes, Felipe havia conquistado o bronze ao vencer por “golden score” o italiano Elio Verde.
Sarah Gabriele Cabral de Menezes, 22 anos, e Felipe Eidji Kitadai, 23, que representam a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, passaram pelo Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas, iniciativa do Ministério da Defesa e do Ministério do Esporte implantada em 2008.

Programa Phoenix Auto-estima

Regimento Andrade Neves realiza torneio hípico de polo e Salto 2012

Para comemorar seus 123º aniversário de criação, o 2º Regimento de Cavalaria de Guardas - " Regimento Andrade Neves", realizará no período de 17 a 19 de Agosto de 2012, a Temporada Hípica de Aniversário do Regimento, disputada nas modalidades de Salto e Pólo.
Programa do Torneio de Pólo Regimento Andrade Neves
 Calendário da Prova de Salto
Maiores informações poderão ser obtidas no site da Organização Militar: www.2rcg.eb.mil.br e/ou pelo telefone (0xx21) 2457-4515.

Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial

25 de Agosto - Orquestra Tabajara no Círculo Militar da Vila Militar

Dia 12 de Agosto - Portugal é aqui no CMVM

Programa Brasil Vale Ouro, na Vila Militar

Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar - CERVIM


O CERVIM é uma referência nacional em centros de habilitação e reabilitação para pessoas portadores de necessidades especiais, sendo pioneiro na utilização de novas técnicas de tratamento, na promoção dos cursos de extensão com treinamento para profissionais das áreas da Saúde e Educação e na introdução de Esportes Adaptados e Paraolímpicos no âmbito terapêutico. 
Para o CERVIM, devolver a funcionalidade aos seus pacientes não é o suficiente. É fundamental também reintegrá-los na esfera social, fortalecendo o seu senso de identidade e sua auto-estima, através de uma simples fórmula: habilitação aliada à integração do indivíduo promovendo a superação. A função do Centro é criar a plataforma para que seus pacientes, alunos, atletas, profissionais, parceiros e a própria empresa, atinjam todo o seu potencial, estimulando assim o surgimento da capacidade de superar quaisquer obstáculos possibilitando então à realização dos objetivos e dos sonhos de cada um.

Concurso para o Instituto Militar de Engenharia 2012

Bizu literário!

 
Título: “PSICOLOGIA MILITAR”
Autores: Carrie H. Kennedy e Eric A. Zillmer
R$ 35,00 (venda avulsa) - www.bibliex.com.br
Sinopse:
Obra de grande atualidade, pois analisa os conflitos das duas últimas décadas e os seus desdobramentos psicológicos. Considera os novos desafios colocados aos militares após o fim da Guerra Fria e da Guerra do Golfo, notadamente os ataques terroristas, o uso de armas químicas e biológicas, as missões de paz, etc. e mostrando que com essa mudança de paradigma, "o panorama do campo da psicologia militar mudou igualmente".

Editorial: 2009

Concurso para a Escola de Saúde do Exército 2012

Concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército 2012

I Concurso de Monografias sobre a Força Expedicionária Brasileira


Com apoio da TECNOLACH, a CASA DA FEB instituiu o “I Concurso de Monografias sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB) - Prêmio Marechal Mascarenhas de Moraes, que visa estimular a produção intelectual dos estudantes de cursos superiores no Brasil, sobre a temática da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.
Os trabalhos serão aceitos até as 17:00 horas do dia 01 de outubro de 2012;  
A Comissão julgadora do será presidida pelo Presidente da ANVFEB  Gen. Div. Marcio Rosendo e composta pelos Diretores Israel Blajberg, João Henrique Barone e Vet Israel Rosenthal.
O julgamento dos trabalhos dar-se-á até o dia 01 de novembro de 2012.
As premiações constarão de importâncias em dinheiro, publicação dos melhores trabalhos em sinopse de 6 (seis) páginas na Revista O Febiano, edição 2013;     condecoração com a “Medalha do Mérito Febiano” e exemplares do Livro CRUZEIRO DO SUL.
Maiores informações poderão ser obtidas através do E-mail:  anvfeb@uol.com.br

Processo seletivo para ingresso no Colégio Naval 2012

Bizu literário!

Título: FARC - Terrorismo na América do Sul
Autor: Luis Alberto Villamarín Pulido
Valor: R$ 29,00 (venda avulsa) - www.bibliex.com.br

Sinopse:
Produção que realiza minucioso e muito bem documentado estudo da facção guerrilheira que, sob inspiração e condução marxista-leninista, vem atuando há mais de três décadas na Colômbia. Constitui-se em fonte de consulta de substancial valor para todos que se interessam pela evolução de movimentos originados e nutridos pela mesma ideologia.

Escola de Equitação de Exército hoje!

Seja Oficial Combatente do Exército Brasileiro

Concurso para a Escola de Formação Complementar do Exército 2012

Concurso Escola de Sargentos das Armas (EsSA) 2012

Conheça a Universidades Estácio de Sá - Campus Sulacap

 

CIEP Aspirante Francisco Mega leva no nome homenagem póstuma a jovem herói da II Guerra Mundial

 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA
"Os que morrem por seu país, o servem mais num só dia, do que os demais em todas as suas vidas",
Afirmação esta de Péricles, o estadista e general grego do século V antes de Cristo, que recebeu o seu nome, como o grande artífice do apogeu da Grécia Antiga, berço da Arte Militar Ocidental.
E o Aspirante Francisco Mega, carioca do Regimento Sampaio, bem se enquadrou no abalizado pensamento de Péricles ao tombar em ação a frente de seu pelotão no disputadíssimo e sangrento combate de Montese em 15 abr 1945, na conquista da conta 778, tendo antes incentivado seus homens com estas palavras:
"A minha vida nada vale, a minha morte nada significa diante do que vocês ainda tem para fazer. Prossigam na luta!
E expirou, sendo o único aspirante a oficial tombado em combate, egresso da Escola Militar do Realengo, de onde saíra fazia três meses.
Por seu heroísmo foi agraciado com a Cruz de Combate de 1ª Classe, destinada a premiar atos de bravura ou espírito de sacrifício no cumprimento de missões de combate".
O decreto que lhe concedeu esta condecoração mencionou:
"Concluiu o curso da Escola Militar do Realengo em sua última turma e incorporou-se ao Regimento Sampaio na véspera do ataque a Monte Castelo em que tomou parte. Comandava o Pelotão do 1º Escalão no ataque a Montese. Apesar da forte resistência do inimigo que procurava deter nosso avanço com tiros ajustados, de metralhadoras e forte bombardeio, impulsionou infatigavelmente seu Pelotão, cujos homens eram empolgados pelo seu exemplo de bravura e sangue frio.
Ferido mortalmente, a frente dos seus homens, em pleno ataque, em um só momento deu provas de franqueza. Assistido por seus soldados, com admirável serenidade, sentindo que ia morrer, rezou!
E isto depois de ter confiado ao Pelotão uma lembrança para sua mãe Dona Angelina Garofalo Mega. E continuou falando a seus homens, incitando-os a prosseguir no cumprimento do dever. Calmo e conformado, compenetrado das suas responsabilidades de chefe, a quem cabia estimular os seus subordinados naquele momento crítico, pronunciando palavras de entusiasmo e confiança na vitória. E exalou o último suspiro."

O Museu Aeroespacial, opção de lazer para a família militar

    Vista Aérea do Museu Aeroespacial
    A idéia de um Museu Aeronáutico data de 1943, quando o então Ministro, Dr. Salgado Filho, determinou sua organização, sendo o trabalho inicial e posteriores tentativas, interrompidos por falta de local disponível.

     Atendendo à Exposição de Motivos do Ministro da Aeronáutica, Ten-Brig-do-Ar - Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial em 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.552.  Em janeiro de 1974, iniciam-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Vôo"  da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

WMT Escola de Natação na Vila Militar


Coordenador Wagner Tavares - Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
  
A Escola de Natação W.M.T. com mais de 22 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, vem se destacando com a natação para todas as idades, através da sua moderna visão de ensino - Sistema Acelerativo - criado para ser progressivo, dinâmico e constantemente atualizado.

Participação de militares na Delegação Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres

A participação de militares na Delegação Brasileira que representa o País na Olimpíada de Londres, no período de 27 de julho a 13 de agosto, é significativa. Atualmente, a delegação conta com 18 militares da Marinha do Brasil e 49 do Exército Brasileiro, totalizando 67 militares da ativa.
Cabe ressaltar que desse total, 51 são atletas, 7 desempenham a função de técnico, 3 são fisioterapeutas, 1 nutricionista e 5 foram selecionados como observadores que compõem o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Na condição de Líderes de Competição, trabalharão, também, em prol da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Dois militares brasileiros consquistam medalhas em Londres.

Dois militares da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres ganharam medalhas. A Marinheira Sarah Menezes conquistou o inédito Ouro para o Judô Feminino, enquanto o Soldado do Exército Felipe Kitadai conquistou um Bronze no Judô Masculino.  Os resultados são consequencia da parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro e as Forças Armadas, quando foi criado o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento. 

Geração Futuro promove palestra de educação financeira para militares

A Geração Futuro promove na próxima quinta-feira, dia 2, às 18h30, a palestra "Formação de Patrimônio para uma vida tranquila". O evento é voltado para militares e seus familiares e abordará os tópicos "aprenda a controlar seu fluxo de caixa", "consumo consciente", "formas de investir" e "mercado de ações". Na ocasião, será apresentado o Fundo de Investimentos Duque de Caxias, feito para integrantes e familiares das Forças Armadas. O encontro ocorrerá no 12° andar do escritório da Geração Futuro no Prédio da Bolsa de Valores, na Praça XV Novembro, número 20. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta confirmar presença por meio dos contatos militar@gerafuturo.com.br ou pelo telefone 21 - 2169-9990.