Campeonato de Comunidades do Rio de Janeiro, promovido pela CBF, com 64 clubes, será realizado em Deodoro


A Copa de todo o mundo. Uma competição única. Assim será o Campeonato de Comunidades do Rio de Janeiro, promovido e custeado pela CBF, que começa neste sábado, às 9 horas, com a disputa de 16 partidas ao longo do dia.
A CBF convida a todos que quiserem participar dessa grande festa, já que os jogos são abertos ao público. As disputas serão no campo do 31˚ Grupo de Artilharia de Campanha do Exército, em Deodoro, na Vila Militar.

Implementado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, o I Campeonato de Comunidades do Rio de Janeiro terá um número extenso de participantes. Ao todo estarão envolvidos 1152 jogadores e 256 integrantes das equipes. Entre os dias 1 de setembro e 8 de dezembro, serão disputadas 300 partidas, com três fases de grupo, semifinal e final.
Para participar da competição, 110 equipes se inscreveram e 64 foram selecionadas. Os critérios para definição: estar dentro do programa de segurança pública UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e estar envolvida em projetos sociais. Cada time terá 18 jogadores e mais quatro integrantes, como técnicos e dirigentes.
Como a ideia da competição é dar oportunidade aos meninos que não têm condições de participar de testes em clubes, já que para isso precisam ter o seu próprio material e arcar com despesas de deslocamento, o Campeonato de Comunidades será todo custeado pela CBF.
A organização da competição fornecerá material esportivo (chuteira, caneleira, meião, calção, camisa, boné, mochila e duas bolas por time), transporte (recursos) e alimentação (recursos).
No dia da partida, cada jogador deverá comparecer munido de atestado médico (eletrocardiograma, raio-x de tórax e exame de sangue), declaração escolar e RG original. O motivo: obrigar os garotos a estarem de acordo com esses três quesitos, o que é uma questão social, tendo em vista a importância de estar na escola e ter uma identidade. Vale lembrar que só nascidos após janeiro de 1997 podem participar.
Além de premiar os campeões, o vice e o terceiro colocado com troféus e medalhas, a organização selecionará 22 jogadores após o término da competição. Esse grupo será treinado por uma comissão técnica formada pela CBF por 45 dias e depois fará uma excursão pelo Brasil para disputar amistosos. A ideia é dar visibilidade aos meninos junto ao clubes. Essa comissão é a mesma que estará presente em todos os jogos do campeonato, analisando o desempenho dos jogadores.
Fórmula de disputa
O sistema de disputa do Campeonato de Comunidades será o seguinte: na primeira fase, oito times divididos em oito grupos. Os quatro melhores de cada passam para a chave seguinte. Mais oito grupos com quatro equipes em cada, classificando-se os dois melhores. Na terceira etapa, quatro grupos de quatro, de onde sairão apenas os melhores de cada. Daí em diante é mata mata: semifinal e final.
As partidas terão dois tempos de 30 minutos cada. Os árbitros serão oriundos da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário