Forças Armadas deflagram Operação Atlântico III

A Marinha, o Exército e a Força Aérea desenvolverão a partir da próxima semana, de 19 a 30 de novembro, a Operação Conjunta Atlântico III, que conta com coordenação do Ministério da Defesa e terá foco nas linhas de comunicação marítima das regiões Sul e Sudeste, assim como na defesa de estruturas estratégicas, como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares.
Segundo uma nota oficial do Ministério da Defesa, a operação abrangerá a área marítima dentro da Amazônia Azul e parte do território nacional, envolvendo cerca de 10 mil militares das três Forças Armadas, que atuarão em atividades de apoio à população e adestramentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Operação Atlântico III utilizará sete navios de guerra, dois submarinos, sete helicópteros, quatro aviões de combate, cinco de patrulha e cinco de transporte, além de 200 veículos do Exército.
A chamada área do pré-sal, incluída dentro da Operação Atlântico III, se estende sobre uma faixa de 800 km de comprimento por 200 de largura e, de acordo com os dados oficiais, abriga reservas de aproximadamente 80 bilhões de barris de petróleo.
Essa riqueza petrolífera, no entanto, representa enormes desafios tecnológicos, já que o petróleo do pré-sal está situado a 150 km do litoral e a uma profundidade que varia entre 5 mil e 7 mil metros.

Rio recebe terreno para autódromo, e prefeito diz querer 'roubar' F-1 de SP

Em cerimônia no local, é assinado documento que dá início a processo de transferência de terreno em Deodoro para construção de nova pista

Projeto do circuito para o novo autódromo do Rio de Janeiro, em Deodoro (Foto: Divulgação)
O Ministério do Esporte e o Exército Brasileiro assinaram um documento que dá início ao processo de transferência do terreno onde será construído o novo autódromo internacional do Rio de Janeiro, em Deodoro, bairro da zona oeste da cidade. A área é de propriedade do governo federal e foi revertida das Forças Armadas para o ministério. A previsão é que o local possa receber algumas competições em julho de 2014, mas que fique completamente pronto apenas no início de 2015. O novo circuito substituirá o Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, desativado no fim de outubro para dar lugar ao parque poliesportivo dos Jogos Olímpicos de 2016.
Durante a cerimônia realizada no local onde será construída a pista, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, manifestou o interesse da cidade voltar a sediar o GP do Brasil de Fórmula 1. O Rio de Janeiro recebeu dez provas da categoria máxima do automobilismo mundial em Jacarepaguá entre as décadas de 1970 e 1980. No entanto, desde 1990, a etapa brasileira é realizada em Interlagos - a corrida deste ano encerrou a temporada 2012, neste domingo, dia 25 de novembro.
- São Paulo que fique esperta porque eu quero roubar a Fórmula 1 e trazer outras provas também – prometeu.

37ª Corrida e Caminhada Sargento Ceará

Estão abertas as inscrições para a 37ª Edição da Corrida e Caminhada Sargento Ceará. Neste ano a corrida mais tradicional da Corporação será realizada no terceiro domingo de dezembro - dia 16.
A largada será às 8h30 no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Polícia Militar, em Sulacap.
As inscrições da corrida e caminhada devem ser feitas no através do site ativo.com . Os policiais militares são isentos da taxa de inscrição e devem realizá-la diretamente no CEFD.
Maiores informações através dos telefones 2333- 5752 e 3357-7810 ou pelo email cefd.p5@gmail.com