4a Etapa do Ranking de Salto 2012

O Círculo Militar de Pólo (CMPolo) convida cavaleiros e amazonas para a 4a etapa do Ranking Interno Círculo Militar de Polo, a realizar-se no dia 11 de Agosto de 2012.
Informamos que não haverá isenção nas inscrições desta etapa, com o objetivo de direcionar a arrecadação para a construção de um muro na pista de salto como proteção para os cavaleiros e amazonas em razão dos postes de iluminação dentro da referida pista.
As inscrições deverão ser feitas diretamente na secretaria do CMPolo (Srtas Guanair ou Natália) através do telefax; (21) 2457-0189 ou e-mail cmpolo@uol.com.br. Impreterivelmente até às 17h do dia 09 de agosto de 2012.  Após essa data, a mesma sofrerá acréscimo de 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição.
Obs.: Serão aceitas inscrições a título de treinamento, mediante pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor das inscrições, sem direito à premiação e pontuação para o ranking.


 Circulo Militar de Polo

Endereço:
Av. Brasil 27195
Vila Militar
Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (+55) 21 2457-0189
Fax: (+55) 21 3355-1864

Ajude a preservar e divulgar o Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro

Confraria dos Camaradas de Cavalaria (3C)

A Confraria dos Camaradas de Cavalaria (3C) é uma agremiação de natureza civil, apolítica e sem fins lucrativos que tem por objetivo congregar pessoas que cultuem o “Espirito da Cavalaria”.
O 3C congrega civis e militares da ativa e da reserva, interessados na prática das virtudes da camaradagem, da honra, da solidariedade e da nobreza dos gestos, características estas que são apanágio dos integrantes da Arma de Osório.

Biblioteca General Valentin Benício

Biblioteca do Exército - Biblioteca General Benício

ENDEREÇO: Praça Marechal Hermes, s/n - Vila Militar - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20220-430

TELEFONE: (21) (21) 2457-4747 (Biblioteca)

SITE: http://www.bibliex.com.br

BIBLIOTECÁRIA: Marúcia Ujakova Correa (Servidora Civil)


ÁREA DE ACERVO: Ciência Militar, História Geral e do Brasil, História Militar, Geopolítica, Ciência Política, Sociologia, Estratégia.

Cruzada dos Militares Espíritas (CME)

 A Cruzada dos Militares Espíritas (CME) é uma sociedade civil, legalmente constituída, fundada em 10 de dezembro de 1944, que objetiva especificamente atuar nas Forças Armadas e nas Forças Auxiliares, procurando congregar, sob sua bandeira, os militares que professam o Espiritismo, conforme definido na Codificação Kardequiana, e que vivem dispersos por todo país. Possuindo personalidade jurídica própria, tem seus estatutos devidamente registrados, os quais afirmam haver ela nascido "da vontade de um grupo de militares de afirmar, publicamente, a sua crença, no viver sem dispersão, em comunhão evangélica". 
A CME é filiada à Federação Espírita Brasileira, tendo assento no Conselho Federativo Nacional dessa entidade desde 6 de novembro de 1987, na qualidade de Entidade Especializada de âmbito Nacional, e se faz presente em todo o território brasileiro, nas três Forças Armadas e nas Polícias Militares, operacionalizando sua atuação através de seus Representantes, Núcleos e Delegados. Os Representantes atuam em determinada Unidade da Federação ou área geográfica específica, representando a instituição junto às autoridades civis e militares, órgãos federativos do movimento espírita organizado, sociedades espíritas, ou onde a presença da CME se fizer necessária. Cabe ainda a estes, amparar, orientar ou ativar Núcleos e GED em suas áreas de atuação.Os Núcleos funcionam como entidades (casas) espíritas em Guarnições ou Organizações Militares que ofereçam condições materiais e de pessoal para viabilizá-los. Os Delegados são os representantes da CME nas diferentes Organizações Militares (OM), elos de ligação entre a entidade e a comunidade espírita de suas OM. São designados por seus Comandantes, Chefes ou Diretores, a pedido da Cruzada, ou têm seus nomes levados pela Cruzada àquelas autoridades, para devida consideração e acolhimento.

Núcleo Evangélico da Vila Militar

Durante muitos anos os militares cristãos evangélicos que trabalhavam e residiam na Vila Militar, sonhavam em ter um local destinado à celebração de cultos e que também os congregasse. Deus ouviu as orações e o ano de 1998 foi reservado para que essa expectativa fosse enfim alcançada.
Quatro oficiais evangélicos, que na época serviam em OM da Vila Militar, a saber: Cel Art Hélio Vieira Guerra, Cel Cav Nelson Gomes da Silva, Cel Inf Luiz Eduardo Ramos Batista e o  Ten Cel Méd Waldicir Rosa da Silva, e suas respectivas famílias começaram a se reunir nas casas, mas logo sentiram a necessidade de um espaço maior. Com o apoio do 1º Ten QAO Aldemir Fernandes, deram início ao tão sonhado projeto de implantação da Capela Evangélica da Vila Militar. O principal objetivo era congregar as famílias militares e civis, onde juntos pudessem exercer a fé cristã, dentro da Vila Militar.
Deus providenciou o local - um galpão desativado, onde durante muitos anos dera lugar a um depósito de suprimentos. Para que se viabilizasse a construção da Capela Evangélica da Vila Militar, o grupo pioneiro contou com o apoio de muitas pessoas, dentre elas destacamos: o Gen Ex Manoel Luis Valdevez Castro, na época Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, o Gen Ex Pedro Luis de Araújo Braga, o Reverendo Isaias de Souza Maciel, o Doutor Erlie Lenz César, dentre outros.
A Capela Evangélica da Vila Militar foi oficialmente inaugurada no dia 24 de novembro de 1998, pelo Gen Ex Zenildo de Lucena, na época Ministro do Exercito. Foi um culto memorável, com a presença de várias autoridades militares, eclesiásticas e civis.
Desde a sua inauguração, esta igreja erguida e edificada pelo Senhor, tem servido para abençoar muitas vidas. Os militares que cursam a EsAO e suas famílias, bem como aqueles que cursam o CAS da EsLog e os diversos cursos da EsIE, tem encontrado aqui uma nova casa espiritual. A Capela Evangélica da Vila Militar é uma igreja sem vínculo denominacional, onde congrega os cristãos evangélicos que se unem a esta grande família.
Núcleo Evangélico da Vila Militar
Av Duque de Caxias, Nr 590 - Deodoro
Rio de Janeiro - RJ
CEP.: 21615-220
Telefones: (21) 2457-4048

Museu Aeroterrestre. A história do paraquedismo miliar no Brasil

A História da nossa Brigada de Infantaria Paraquedista tem endereço certo, o Museu Aeroterrestre. Localizado no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, o Museu mostra ao público objetos pessoais de homens que participaram do processo de criação e evolução do pára-quedismo militar no Brasil, além de uma exposição de fotos e imagens de momentos marcantes da atividade aeroterrestre ao longo do tempo.
O Museu homenageia o primeiro Paraquedista militar do Brasil, o General Roberto de Pessôa, atualmente com 97 anos, com um espaço único para suas medalhas e brevês. A mesma importância é dada ao primeiro Comandante da Escola de Paraquedistas, General Penha Brasil, que assumiu o posto em 1945.
No museu também é possível conhecer o famoso “Cão Piloto”, o primeiro cão Paraquedista, a “Motocicleta Voadora” e a “Carrocinha do Seu Moreira” que, durante anos, vendeu suco e salgados na entrada da Área de Estágios, sendo depois equipada, lançada e brevetada.
Com suas instalações inauguradas em dezembro de 2005, o Museu Aeroterrestre teve seu processo de criação reconhecido pelo Comandante do Exército através da Portaria nº 807, de 13 outubro de 2008, do Boletim do Exército nº 42, de 17 de outubro de 2008.
O MusAet é o principal espaço cultural de preservação da memória histórica da Brigada da Infantaria Paraquedista, contribuindo assim para o resgate e divulgação do conhecimento adquirido com a evolução da atividade aeroterrestre no Brasil.

Espaço Cultural Sérgio Vieira de Mello

O Espaço Cultural é uma instalação pertencente ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - CCOPAB , destinado a receber Exposições e demais atividades voltadas para área Cultural. O Espaço possui instalações modernas e climatizadas."

Atualmente o Centro funciona com as seguintes exposições:
  
- Rondon ...O Marechal da Paz
Esse é o tema da Exposição que apresenta a vida de aventuras e pioneirismo deste ilustre brasileiro.

- Esporte , Desenvolvimento e Paz
O Esporte como instrumento para levar a Paz. Este é o tema da Esposição de Fotografias e atividades nas quais o esporte é o principal instrumento para inclusão, resocialização e pacificação de regiões assoladas por conflitos armados."

O Espaço Culttural está aberto de Segunda à Sexta -feira dàs 10:00 às 17:00 horas .
Visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone (21) 2457-0515 , tratar com a Divisão de Comunicação Social ou pelo Fale Conosco do Portal do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Fonte: Site CCOPAB

Serviço de Reprografia Express (Xerox do Costa)

Empréstimo para militares temporários

Círculo Militar da Vila Militar divulga a agenda para o mês de Agosto/ 2012

Auto Escola Ex-Combatentes

A Auto Escola Ex-Combatentes iniciou suas atividades na Vila Militar em 2006, ocupando as antigas instalações da Auto Escola Ex-Pracinhas que teve suas atividades encerradas no mesmo ano cumprindo determinação do Conselho Nacional dos Ex-Combatentes do Brasil. Muitos erros administrativos levaram a antiga empresa a um baixo nível de qualidade na prestação dos serviços no período entre 2003 e 2005. Foi firmado então uma nova parceria entre o Conselho Nacional e a Auto Escola Real (Ex-Combatentes), uma empresa nova, cuja direção é de reconhecida capacidade e experiência. Firmamos o compromisso de aperfeiçoar os bons serviços prestados pela antiga empresa ,de elevarmos o nível de qualidade no atendimento em todas as fases do processo de habilitação e de alcançarmos dia-a-dia o reconhecimento dos nossos clientes, alunos e amigos. Mais do que nunca, todos nesta empresa, estão empenhados no desenvolvimento do Ser Humano. Formamos simplesmente os melhores.

20ª Cia Com Pqdt apoia Operação Roraima, na selva


Durante a Operação Roraima em região de selva a 20ª Companhia de Comunicações Paraquedista apoiou a Força Tarefa Santos Dumont com 01 Terminal Satelital "TL 01" , possibilitando as comunicações da Brigada Pára-quedista.

Fonte:  Facebook Exercito Brasileiro

Baile do Paraquedista 2012

Londres 2012: Um quinto dos atletas brasileiros nos Jogos é militar

Aproximadamente 20% dos atletas que integram a delegação brasileira que competirá nas Olimpíadas de Londres são militares da Marinha e do Exército.

Fonte: BBC Brasil

Comandante militar do Leste descarta volta do Exército ao Alemão depois de ataque contra UPP

 
O general Adriano

Foto: Ana Branco / O Globo
O comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, disse, na manhã desta terça-feira, que descarta uma volta do Exército ao Complexo do Alemão mesmo depois do ataque contra a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela Nova Brasília, que terminou com a morte da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos. Para ele - que durante dois anos comandou as tropas militares no conjunto de favelas da Zona Norte -, a Polícia Militar conseguirá resolver sozinha a situação:
- Esse (a pacificação) é um processo longo, que precisa de tempo. A PM já está com reforço no local e, com certeza, vai resolver sozinha.
O oficial disse ainda acreditar que a soldado não tenha sido um alvo direto dos bandidos. Segundo ele, os criminosos queriam atirar contra o símbolo daquilo que eles não querem na região - a presença da PM.
- A morte da policial não estava prevista. Nós também fomos alvos de ataques, atiraram contra nossas bases. Por isso, andávamos sempre de colete e capacete - disse o general.

Fale ilimitado para qualquer celular ou fixo!

1º Encontro de Carros Antigos na Vila Militar - RJ

Oficina de Arte e Solidariedade realiza Chá Beneficente para família militar

Chá-Bingo Beneficente
 As senhoras da Oficina de Arte e Solidariedade, da 1ª Divisão de Exército, convidam para um chá-bingo beneficente, nas seguintes condições:

- Data: 09 de agosto
- Hora: 1400 h
- Local: Círculo Militar da Vila Militar
- Valor: R$ 25,00 (com direito à cartela de bingo)
- Contatos:
 Observação: 1 kg de alimento não perecível dará direito a uma cartela extra.

O ano de 2012 marca a reinauguração da Oficina de Arte e Solidariedade, que conta com um número crescente de voluntárias.
A Oficina de Arte e Solidariedade promove várias atividades, como passeios, bazar, palestras educativas e chá beneficente. Os eventos são realizados durante o ano tendo como finalidade de arrecadar fundos para a continuação e ampliação de projetos assistenciais na Vila Militar, que já fazem parte da rotina de trabalho.
Entre um passeio e outro, as voluntárias fazem trabalhos artesanal na Sede da Oficina, realizam palestras educacionais sobre reaproveitamento de alimentos e como forma de nutrição alternativa, trabalho humanitário realizado pelo grupo que merece ser ressaltado.
As inúmeras doações realizadas pelo grupo ajudaram durante sua existência crianças carentes das comunidades de Olavo Bilac, em Caxias, e Promorar I, no bairro de Deodoro.
A Oficina de Arte e Solidariedade é formada por esposas de militares. Suas reuniões semanais acontecem em sua nova sede, situada à Avenida Duque de Caxias, nº 560, Vila Militar.

Exército realiza pesquisa para traçar o Perfil da Família do Militar e do Servidor Civil de Carreira da Ativa

A partir de hoje (18 de Junho de 2012) está disponível na página da internet da DCIPAS (http://dcipas.dgp.eb.mil.br) uma pesquisa para traçar o Perfil da Família do Militar e do Servidor Civil de Carreira da Ativa, tendo como finalidade, obter subsídios para melhorar a execução das ações estratégicas do Exército sob responsabilidade da DCIPAS/DGP.
Com sua participação, será possível levantar as necessidades da Família Verde-Oliva.
Nosso objetivo é melhorar sua qualidade de vida e prepará-lo para a reserva ou aposentadoria.
Solicite seu Código de Acesso junto ao encarregado de pessoal da sua Organização Militar, caso não tenha recebido ainda, e preencha a pesquisa até o dia 27 de julho de 2012.
Este código não identificará a pessoa que estará respondendo a pesquisa, servirá somente para que possamos controlar o quantitativo de respostas completas

Jogos Abertos da Semana da Pátria 2012

Como na Edição de 2011, o JASP 2012 será repleto de emoções e surpresas.
No ano passado, a Brigada de Infantaria Pará-quedista consagrou-se campeã do evento, vencendo a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, A Polícia Militar do Rio de Janeiro, diversas OMs e instituições civís participantes.
Este ano o evento terá diveras modalidades, e as inscrições serão recebidas somante na secretaria do Clube. As fichas de Inscrições paras as diversas modalidades, devem ser retiradas no aqui no site ou na secretaria do clube.
O Clube esta localizado no seguinte endereço: Est. São Pedro de Alcântara, 1462 - Vila Militar.
Telefones para contato: 2457-4244 ramal 212

Seja Oficial Engenheiro Militar do Exército Brasileiro